Uncategorized

Tudo o que você precisa saber antes de fazer a sua inscrição Uneb 2021

A Universidade do Estado da Bahia é considerada a maior instituição de ensino superior baiana. Ela conta com 24 campi espalhados por várias regiões do Estado. Essa regionalização, capilaridade e abrangência faz com que muitos jovens queiram fazer a inscrição Uneb 2021, para tentar garantir uma vaga na Universidade.  Se isso não fosse o bastante, a instituição ainda conta com mais de 150 cursos que os candidatos ao vestibular podem escolher.  

Mesmo com tantas opções, os interessados em realizarem a inscrição Uneb 2021 precisam ficar atentos a alguns detalhes, pois muitos processos foram alterados por conta da pandemia de covid19. Portanto, fique atento a tudo que você precisa saber antes de fazer a sua inscrição Uneb 2021

Suspensão de convocação de matrículas
Por conta da pandemia de covid19 no Brasil e no Estado da Bahia de uma forma geral, a Comissão instituída pela Uneb para o enfrentamento dos casos de covid19 resolveu suspender o calendário de convocatórias para a validação de matrículas referentes ao vestibular e Sisu do primeiro semestre de 2020.  

Com isso, também foram adiados os procedimentos de matrículas da segunda chamada do Vestibular Uneb 2020, assim como a terceira chamada do vestibular e Sisu. 

De acordo com a Universidade, ela está atenta aos protocolos emitidos pelos órgãos de Saúde Pública para, assim que possível, divulgar o novo cronograma para a retomada de matrículas dos estudantes.

Informações sobre o Vestibular Uneb 2021 ainda não foram divulgadas. 

Como tentar uma vaga na Uneb 
A inscrição Uneb 2021 pode ser feita a partir de dois processos seletivos: vestibular ou Sisu. 

Para te explicar tudo sobre o vestibular, vamos usar como base o edital referente a prova de 2020, realizada em 2019. A inscrição dela tem o valor de R$100,00. Ela é feita pela internet, pelo site: www.vestibular.uneb.br

A prova conta com questões de seis áreas do conhecimento: Língua Portuguesa/Literatura Brasileira; Redação; Língua Estrangeira (Inglês, Espanhol ou Francês);  Ciências Humanas (História, Atualidades e Geografia);Matemática e; Ciências da Natureza (Física, Química e Biologia). O vestibular é aplicado em dois dias. 

O Sisu, Sistema de Seleção Unificada, é uma opção para os candidatos que fizeram o Enem. Para o primeiro semestre de 2020, por exemplo, a Uneb ofereceu 963 vagas pelo Sisu. Esse sistema é adotado pela Universidade desde 2011.  

Sistema de cotas na Uneb
Para se candidatar a uma vaga na Universidade do Estado da Bahia, os interessados devem preencher um modelo de autodeclaração. Esse documento tem como objetivo garantir que apenas pessoas, grupos, comunidades e povos que têm o direito ao sistema, consigam se beneficiar dele. 

Além do modelo de declaração, que comprova que o candidato tem o direito de participar das vagas exclusivas para cotas por pertencer etnicamente, culturalmente, por sua identidade de gênero ou deficiência, ele também precisa provar a escolarização do Ensino Fundamental e Médio em escolas da rede pública de ensino e a renda familiar inferior a quatro salários mínimos. 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *