Uncategorized

SIEPE e AVA Educa-PE: plataformas para estudantes pernambucanos

Em um momento grave de saúde pública mundial, torna-se cada vez mais necessária a aplicação de medidas e sistemas por meio da internet, principalmente no âmbito escolar.

Um dos exemplos vem de Pernambuco, com a existência do SIEPE, plataforma importante para a matrícula dos alunos do estado. Além disso, por meio dele é possível acessar o boletim online, isto é, as notas do aluno, comunicados, entre outras informações.

No período da quarentena por causa do novo coronavírus, a Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco lançou uma nova plataforma a fim de auxiliar ainda mais cada estudante da rede estadual, afinal mesmo com as aulas presenciais suspensas, é fundamental que os estudos continuem.

AVA Educa-PE

O acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem oferece todos os recursos educacionais digitais que estão alinhados ao currículo do estado. Dessa maneira, o estudante encontra lá também os materiais de apoio pedagógico e vídeoaulas veiculadas aos canais de televisão aberta e internet pelo Youtube.

O material disponibilizado no AVA Educa-PE foi organizado a partir de cada etapa do ensino e ano escolar do estado. 

Existem também recursos extras para a preparação de aulas, além de atividades reflexivas e desafios temáticos.

A Secretaria pretende, em breve, expandir o ambiente para que ele permita uma maior e colaborativa interação entre os estudantes com seus professores, para que assim ocorra um engajamento maior em relação às propostas pedagógicas e que resulte em um maior nível de aprendizagem.

De acordo com o Diário de Pernambuco, o estado realizou um investimento de R$ 23 milhões para que seja garantida a internet gratuita para os estudantes da rede estadual de ensino – cerca de 500 mil alunos de escolas públicas.

O programa foi chamado de “Conecta Aí”, cuja tarefa é patrocinar pacotes de dados de internet para o acesso gratuito aos materiais do AVA Educa-PE, por exemplo. 

Para fazer login na plataforma, o estudante faz uso da matrícula dele no Sistema de Informações da Educação de Pernambuco – o SIEPE. Simples, não?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *