Curiosidades

Saiba como o Detran SC ajuda na sua saúde

Se você é de Santa Catarina, então provavelmente já ouviu falar do Detran SC. Ele é um órgão que regulariza e fiscaliza o trânsito. Mas, muito além disso, o Detran SC também contribui para ajudar na sua saúde, mesmo que indiretamente. Confira abaixo como.

O que é o Detran?

Caso não conheça o órgão, trata-se do Departamento Estadual de Trânsito, que é responsável não só pelo sistema nacional de trânsito, mas também pela emissão da CNH, por vistorias e inspeções dos veículos.

O Detran também se encarrega de aplicar multas para motoristas que cometem infrações, como suspensão e cassação do direito de dirigir.

Cada estado possui um Detran, de modo que cada órgão submete seus próprios códigos.

Regulação de ambulâncias

Além de ser responsável pela carteira nacional de habilitação, bem como pelos motoristas, o Detran SC também realiza a regulação dos transportes de emergência, como as ambulâncias.

O Detran não é encarregado de fazer vistorias de trânsito, como, por exemplo, quando o veículo passa no sinal vermelho ou estaciona em local proibido. Contudo, a partir do momento que a Polícia Militar é acionada, é o Detran quem aplica as medidas administrativas.

Por se tratar de transportes de emergência, eles sofrem regulações diferentes dos demais automóveis, nos quesitos:

  • prioridades no trânsito
  • regras de trânsito
  • velocidade máxima permitida

Em casos de urgência e emergência, ambulâncias tem prioridade de passagem, e não cometem infração ao passar no sinal vermelho e ultrapassar em lugar proibido. Também pode transitar na contramão, parar em qualquer lugar da via e não tem velocidade máxima permitida.

Todas essas regulações são responsabilidade do Detran SC, que garantem um melhor atendimento em situações urgentes.

DPVAT

O Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre – DPVAT é um seguro obrigatório pago por todos os brasileiros que possuem um veículo.

Em caso de acidentes de trânsito, independentemente do causador, o DPVAT cobre despesas médicas, hospitalares e suplementares (desde que sejam devidamente comprovadas através de laudos e notas fiscais) e indenizações para invalidez permanente e morte da vítima.

Além disso, 45% das contribuições do DPVAT são destinados ao SUS, que também faz o atendimento gratuito das vítimas de acidente.

O seguro DPVAT é recolhido junto do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) no começo do ano, pelo Detran SC. É o Detran quem regularização a situação dos automóveis após o pagamento do seguro, quem emite a documentação e faz o repasse das verbas.

Se, em algum momento, você precisou utilizar a ambulância e foi socorrido com rapidez, ou foi ao SUS ser atendido após um incidente de trânsito, mesmo que não tenha sido grave, saiba que foi por conta do Detran SC, que está por trás das regulações corretas, repasses de orçamento e que garante a boa qualidade do serviço para a sua saúde.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *