Vitamina D contra el envejecimiento   Deporte Salud
Alimentação e Dietas

A vitamina D anti-envelhecimento – Esporte de Saúde

A vitamina produzida pelo organismo com a exposição aos raios do sol pode ajudar a reduzir o envelhecimento das células e proteger-nos contra doenças.

9/11/2007 — Essa é a conclusão de um estudo realizado no King’s College, em Londres, com 2.160 mulheres entre as idades de 18 e 79 anos.A pesquisa constatou que as mulheres que tinham níveis mais elevados de vitamina D mostrou menos alterações associadas com o envelhecimento em seu DNA.

“Ele tem sido visto que pessoas deficientes em vitamina D tendem a ter mais fraqueza muscular e perder massa óssea“, disse o dr. Daniel Bunout, especialista do Instituto de Nutrição e Tecnologia de Alimentos (INTA) da argentina, no Chile.

“Mas esse trabalho é muito interessante porque ele se relaciona com vitamina D para os telômeros, biomarcadores de envelhecimento, e sugere que ela pode desempenhar um papel muito importante neste processo”, acrescenta.

A dieta e o sol

Cerca de 90% da oferta de vitamina D no organismo ocorre com a exposição à luz solar, mas também pode ser obtida em níveis inferiores com determinados alimentos.

Entre estes, peixe, ovos, leite fortificado e cereais.

Alguns estudos dizem que desempenha um papel crítico na proteção contra o câncer e doenças cardiovasculares.

E tem sido mostrado que a falta desta vitamina está associada com um risco aumentado de doenças como a esclerose múltipla, artrite reumatóide e diabetes tipo 1.

“No Chile”, diz o médico Bunout – descobrimos que 50% dos adultos mais velhos são deficientes em Vitamina D”.

“Nós perdemos um monte, porque aqui há um pouco mais de exposição ao sol que nos países nórdicos”.

“Na Inglaterra, por exemplo, com baixos níveis de exposição ao sol as pessoas precisam ter um nível de deficiência, cerca de 70 ou 80%“, acrescenta.

“É por isso que nós fizemos um estudo de suplementação, e vimos que, de fato, a vitamina D foi capaz de melhorar os parâmetros de massa muscular e densidade mineral óssea de adultos mais velhos”, diz o especialista.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

gulosas